Lista telefônica

Os 75 anos da Círculo - Jornal Cruzeiro do Vale

Os 75 anos da Círculo

29/01/2013 04:34

Álvaro Correia

Ex-parlamentar

 

Não poderia deixar de me associar às manifestações de regozijo que dominam toda a cidade pelos 75 anos de fundação da Fábrica de Linhas Círculo, a primeira indústria a se implantar em Gaspar em 1938, ano da emancipação política do município. E os motivos são bastante significativos.

É uma empresa genuinamente gasparense. Tem sido através dos tempos o sustentáculo da economia do município, chegando a empregar 1.200 colaboradores. A sua produção de fios e outros tem alcançado o mercado nacional e mundial, sendo hoje a maior empresa do ramo na América do Sul. Segundo pesquisa de revista especializada a Círculo ocupa hoje a 71ª posição entre às empresas de Santa Catarina e o 300º lugar entre as maiores do sul do país. Estes números dizem bem sobre o que representa a Círculo para Gaspar e para Santa Catarina, justificando plenamente as comemorações que ora acontecem. Mas, o que gostaríamos de destacar neste comentário é a importante contribuição que a Círculo tem dado à política e à administração pública de Gaspar. Sem tomar partido, a direção da Círculo jamais impediu que funcionários dos seus quadros participassem da atividade política do município. Graças à isto, funcionários e até membros da sua direção tiveram ativa participação política em Gaspar, contribuindo expressivamente com a administração pública.

Norberto Schossland, diretor, cumpriu dois mandatos de vereador, de 1963 a 1969. Roi Edwin Schmalz, também diretor, cumpriu mandato de vereador de 1972 a 1974, tendo sido eleito presidente da Câmara Municipal. Henrique José dos Santos, funcionário do escritório, cumpriu dois mandatos de vereador, de 1970 a 1976. Também foi presidente da câmara. Tarcísio Deschamps, também funcionário dos escritórios da Círculo, foi eleito vereador de 1970 a 1972 e depois prefeito municipal, de 1983 a 1988.

Pelo nível e formação destes diretores e funcionários da Círculo, é fácil imaginar a grande contribuição que deram no exercício dos seus mandatos ao setor político-administrativo do município. Quero assinalar que também nós passamos pelo quadro de funcionários dos escritórios da Círculo, na década de 40, após concluirmos o curso complementar no Honório Miranda. Depois de dois anos, fomos nomeados para o Correio e em seguida transferidos para Blumenau, onde a exemplo dos colegas da Círculo, também nos tornamos vereador e depois deputado estadual. Cabe registrar ainda, que o senhor Júlio Schramm, um dos responsáveis pela implantação da fábrica de linhas em Gaspar, também exerceu aqui os mandatos, primeiro de vereador e depois de prefeito municipal, eleito em 1950. Esses alguns aspectos interessantes da história da Círculo, que entendemos registrar para dar mais ênfase às comemorações dos seus 75 anos de fundação.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.