Os 184 anos dos cursos jurídicos - Jornal Cruzeiro do Vale

Os 184 anos dos cursos jurídicos

12/08/2014 12:26

Instituído pelo Imperador Pedro I em 11 de agosto de 1827, os cursos jurídicos no Brasil completaram em data de ontem 184 anos. Criado durante a formação do Império, em todas as etapas seguintes da vida nacional, os cursos jurídicos, através dos profissionais que formaram, tiveram extraordinária importância e participação no nosso progresso e desenvolvimento, muito influenciando também na vida cultural e política da Nação.

Tão grande tem sido o gosto dos jovens brasileiros pelos cursos jurídicos, que hoje funcionam no Brasil o número absurdo de 1200 faculdades de Direito. O número de advogados também é grande. Só em Santa Catarina temos 40 mil profissionais de Direito, com destaque para Blumenau e Joinville, que tem o maior número deles. 

A OAB de Blumenau, fundada em 1971 pelo advogado Ayres Gonçalves, conta hoje com o registro de 2.200 advogados ativos. Para assistir este grande número de sócios, a OAB dispõe de uma ampla e moderna sede, com salas de aprimoramento profissional, auditório e espaços para teleconferências, cursos tele presenciais, salão de festas, além de canchas de esporte. 

Entre os diversos programas que desenvolve, um deles foi premiado pela Unesco no ano 2000. É o programa de cidadania para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do município, quando advogados voluntários transmitem a eles noções de Direito Civil, trabalho e instruções gerais sobre cidadania. Vinte mil alunos já foram beneficiados.

Um grupo de advogados da OAB também participa da Defensoria Pública, programa que garante advocacia gratuita para as pessoas pobres.

Blumenau é hoje um dos centros advocatícios dos mais credenciados do Estado, com escritórios e profissionais que atendem todas as áreas, como Direito Internacional, Tecnologia da Informação, Criminal, Família, Direito Civil, Previdenciário e Empresarial, etc.

Até 1993 os advogados de Gaspar eram filiados a OAB de Blumenau, mas a partir daquele ano fundaram a Subsecção local, integrada inicialmente por trinta e dois profissionais. Com o desenvolvimento do município um maior numero de advogados foram surgindo, estando registrado hoje na OAB  gasparense 160 profissionais do Direito. Funcionando hoje em moderno e bem equipado prédio a OAB de Gaspar vem proporcionando ampla assistência aos seus associados, que participaram em grande numero sexta-feira ultima de um jantar comemorativo aos 184 anos dos cursos jurídicos no Brasil. Presidido pela competente advogada Meri Terezinha Zibetti, a subseção da AOB de Gaspar vem cumprindo brilhantemente a sua grande missão.

Álvaro Correia - Ex-parlamentar

 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.