Lista telefônica

Mais Santos e mais Pecados Capitais - Jornal Cruzeiro do Vale

Mais Santos e mais Pecados Capitais

28/04/2017 08:37
Por Álvaro Correa, Ex-parlamentar

A partir de outubro próximo o Brasil vai ter ampliado o número de seus santos de seis para trinta e seis, segundo decisões publicadas por ordem do Papa Francisco. Considerada a maior denominação cristã do mundo a igreja tem mais de 10 mil santos, sendo que desses apenas seis eram brasileiros. Nascido no Brasil mesmo só Frei Galvão, pois os demais apenas atuaram aqui.

Segundo divulgou o Vaticano os novos Santos do Brasil são 30 mártires, vítimas de dois massacres por intolerância religiosa durante a ocupação holandesa do nordeste brasileiro.

Por outro lado está fazendo agora exatamente nove anos que o Vaticano ainda no pontificado do Papa Bento XVI, criava seis novos pecados capitais que tinham muito a ver com os problemas que vinham se agravando no Brasil e no mundo; como poluição, drogas, pobreza, riqueza e desigualdades sociais.

Assim, ao lado dos sete pecados capitais já conhecidos pelos católicos, “Ira, Gula, Inveja, Orgulho, Avareza, Preguiça e Luxuria, foram acrescentados mais os seguintes;” Fazer modificação genética; poluir o meio ambiente; causar injustiça social; causar pobreza; tornar-se extremamente rico; usar drogas.” Ao anunciar os novos pecados o Monsenhor Gianfranco Giroti, responsável pelo Tribunal da Cúria Romana, afirmou na época que as novas formas de pecado social devem ser adaptadas à “realidade da globalização.”

O Papa Bento XVI, responsável pelos seis novos pecados capitais e considerado um grande defensor do meio ambiente, renunciou ao seu pontificado em fevereiro de 2008, dizendo que, aos 85 anos, não tinha mais forças suficientes para continuar comandando a igreja. Deu lugar para a eleição do argentino Papa Francisco, que alias, tem surpreendido os católicos de todo mundo com uma série de medidas que tem fortalecido a coletividade católica.

E quanto aos novos santos fiquem certos que o povo brasileiro os receberá de braços abertos e a eles recorrerá na esperança de que ajudarão a acabar com a corrupção e a roubalheira que está destruindo o nosso país.
O Brasil como se sabe é um dos países mais católicos do mundo.

 

Edição 1798

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.