Lista telefônica

Dr. Helio Barbosa Fontes - Jornal Cruzeiro do Vale

Dr. Helio Barbosa Fontes

31/03/2017 14:41
Por Alvaro Correia, ex-parlamentar

A data de amanhã, dia 1° assinala a passagem do quarto aniversário da morte do Dr. Helio Barbosa Fontes, um dos primeiros advogados nascido em Gaspar. Filho de um dos grandes responsáveis pelo progresso de Gaspar Sr. Eurico da Silva Fontes e de sua esposa Hilda, o Dr.Helio nasceu aqui em 30 de abril de 1920 e estaria agora, se vivo fosse completando 97 anos de idade. Aqui fez seus primeiros estudos, quando revelou-se um aluno aplicado e inteligente. Como tinha muitos e importantes parentes em Florianópolis para lá se transferiu com o apoio indispensável de seus pais.
Ingressando na Faculdade de Direito de Santa Catarina nela formou-se Bacharel em Direito em 11 de dezembro de 1945.
Em seguida, buscou resolver a sua situação civil, casando-se com Belony Terezinha Anzanelo, em Joaçaba, em abril de 1949.

O casal teve três filhos: Susana, Fernando e Mariza.

No setor profissional aderiu à segurança pública, atuando inicialmente como Delegado de Polícia em Joaçaba e Lages no final da década de 1940 e início da década de 1950. Voltando para a sua terra natal, Gaspar, aqui desenvolveu diversas atividades profissionais, a partir de 1950 até 1980 onde teve intensa atuação como advogado.

Filho da terra que tanto amava, entregou-se com a família inteiramente a vida da cidade. Com seu irmão Carlito, fundou inclusive um jornal semanário para registrar os fatos e eventos importantes que aconteciam na cidade, nos setores social, político e esportivo.

A sua privilegiada inteligência e competência o levaram a assumir cargos importantes em Gaspar e na região. No governo de Julio Schramm foi Secretário da Prefeitura de Gaspar.

Na década de 1960 foi assessor de comunicação da empresa Artex de Blumenau. A partir de setembro de 1963, foi professor de português no Colégio Normal Pedro II de Blumenau, como Lente Catedrático do Quadro Especial do Magistério.

Mudando-se para Florianópolis onde residiam os seus três filhos, lá assumiu o importante cargo de Secretário Jurídico do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Foi o seu último compromisso profissional.

Depois de cumprir com sucesso digno de nota sua longa e exemplar vida familiar e profissional, o Dr. Hélio Barbosa Fontes despediu-se deste mundo, vindo a falecer em Florianópolis, às vésperas de completar 93 anos de idade.

 

Edição 1794

Comentários

Susana Maria Fontes
01/04/2017 18:09
?"timo artigo, grata pela homenagem ao meu querido pai!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.