Ditadura da Beleza - Jornal Cruzeiro do Vale

Ditadura da Beleza

14/01/2014 08:58

A sociedade ocidental contemporânea se apoia estruturalmente no estabelecimento de padrões de beleza que são produzidos pela grande mídia de massa e, dessa forma, atingem a grande maioria dos cidadãos que têm acesso a esses meios. Aqueles que se adéquam aos padrões de beleza, aos modelos estabelecidos, são integrados à sociedade. Já aqueles que não se adéquam ao modelo são marginalizados só pelo fato de sua beleza não ser aceita pela grande mídia, e consequentemente, pela maioria das pessoas.

É claro que essa ideologia é sustentada por pilares muito bem construídos e solidificados: a indústria da beleza. Essa indústria produz e vende os padrões de beleza para determinada sociedade, criando os estigmas sociais, aprofundados pela mídia de massa, pelas propagandas publicitárias e até mesmo pelas novelas, negando a pluralidade étnica, cultural e a singularidade de cada indivíduo. Essa ?cultura?, controlada por essa grande indústria somente tem uma intenção: criar padrões de beleza e com eles lucrar em cima da venda dos produtos de beleza.

A ditadura da beleza exige que a mulher esteja sempre bela e em busca de uma beleza excessiva. Ao homem impõe a necessidade de ter um corpo perfeito e ser excentricamente viril. Essa ideologia perpetua a desigualdade de gênero, ainda muito profunda na sociedade brasileira, onde a mulher é vista e medida por sua aparência e não por sua capacidade intelectual, por sua profissão e pelos princípios que carrega consigo. Esse é um pensamento sexista. 

Essa, entre outras coisas, nos faz refletir sobre a profunda crise dos princípios e valores sociais que vivemos hoje. Muitos dão mais valor para a aparência do que para a essência do ser humano, seus pensamentos, princípios, ideais, lutas e emoções. Precisamos mudar nossas consciência e atitudes, e não aceitar a ?objetificação? da mulher e a ?idiotização? do homem. É a partir de pequenas práticas que podemos transformar a realidade e pôr um fim à ditadura da beleza.


Thiago Burckhardt - Estudante de Direito

Edição 1553
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.