Direito à Cidade - Jornal Cruzeiro do Vale

Direito à Cidade

13/12/2013 09:54

Com a crescente onda de urbanização que caracteriza diversos países como o Brasil, desde os anos 1950, nasce a necessidade de pensar, discutir e projetar as cidades, pensando no bem-estar da população e baseado na cidade que queremos.

Essa não é uma tarefa fácil e pode-se afirmar que é hoje um desafio para o Poder Público, pois não foi algo pensado desde o início do processo de urbanização e de criação dos grandes centros urbanos, mas é uma necessidade que surge hoje, em virtude do crescimento desordenado das cidades. Esse não planejamento criou condições propicias à exclusão social, ou seja, processos de favelização que caracterizam, por exemplo, as cidades de Blumenau e Gaspar, que concentram hoje o maior número de favelas do Estado de Santa Catarina.

Reverter esse processo pensando em uma política urbana sustentável é, como já disse, uma tarefa difícil, mas não impossível. É necessário criar um plano que preveja a necessidade de um desenvolvimento sustentável, como também pensar no transporte público e na mobilidade urbana. Hoje, andar de carro é, em muitos casos, mais barato que andar no transporte, o que se torna uma incongruência, pois a Política Nacional de Mobilidade Urbana estabelece que os meios de transporte não motores devem ser priorizados que os motorizados, e que os meios de transporte coletivo devem ser priorizados em detrimento dos individuais. 

Além disso, é necessário criar espaços de produção cultural, trabalhando diante da perspectiva da cidadania cultural, ou seja, a possibilidade de não apenas ter acesso à cultura, mas de poder produzi-la. Os espaços arborizados de lazer também são necessários e se mostram como excelentes mecanismos de medicina preventiva. O saneamento básico, que é outra temática polêmica em nossa região também tem que ser revista e efetivamente implementada, também contribuindo para a medicina preventiva.

É pensando em que cidade queremos, que devemos traçar juntos ? Sociedade, Poder Público e Privado ? uma nova perspectiva de cidade, que efetivamente proporcione qualidade de vida.

Thiago Burckhart - Estudante de Direito

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.