Dia Nacional do Turismo: motivos para comemorar - Jornal Cruzeiro do Vale

Dia Nacional do Turismo: motivos para comemorar

03/03/2015 10:45

Neste dia 2 de março, comemoramos o Dia Nacional do Turismo. Uma data para comemorar as conquistas do setor e também para refletir. O nosso potencial turístico é evidente. O Vale Europeu é uma das regiões mais procuradas de Santa Catarina, estado que, como todos sabem, é constantemente lembrado pelos seus atrativos e pela maneira com a qual recebe quem nos visita.

 

O que muita gente não imagina é que o turismo não traz retorno apenas para o hotel que hospeda os visitantes. A conta é simples: quando o turista está na cidade ele consome nos restaurantes, bares e pontos comerciais. Com isso, esses locais contratam e a economia gira. Os supermercados vendem mais, os pontos de lazer ficam mais movimentados, os postos de gasolina precisam abastecer os automóveis. O emprego acontece.

 

Já nos livramos do estigma da Oktoberfest. Nosso turismo acontece o ano inteiro. O Empório Vila Germânica teve o melhor janeiro da sua história e o mesmo aconteceu com a lotação nos hotéis e com o número de visitantes do Museu da Cerveja. Embora pareçam números isolados, essas questões representam um cenário macro: estamos evoluindo e crescendo constantemente.

 

Os eventos, claro, cumprem um papel fundamental para esta realidade. Em poucos dias começa o Festival Brasileiro da Cerveja, temos os Festivais de Botecos, a Festitália. Temos também dezenas de eventos corporativos que acontecem nos nossos hotéis e espaços para convenções. Este número vai crescer muito nos próximos anos, com a nossa sonhada estrutura propícia para isso.

 

O turismo também é uma importante ferramenta de autoestima da nossa sociedade. Muitas vezes, deixamos que as belas paisagens sejam ofuscadas pela rotina. A nossa miopia para o enxaimel é consertada pelo olhar de quem é fora. Não há descrença que resista a uma bela fotografia da nossa região, ao brilho no olhar do turista que se farta com a gastronomia, se delicia com as belezas naturais e vai embora com a certeza de voltar.

 

O turismo é uma indústria que não tem chaminé. Mas movimenta a economia, gera empregos e precisa de investimentos. O turismo é um olhar de constante admiração pelo que construímos, somos e nos propomos a ser.

 

Murilo Benini  Presidente do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.