Amigo fiel - Jornal Cruzeiro do Vale

Amigo fiel

13/04/2012 07:52

É difícil definir a palavra amizade, muito mais difícil é provar o gosto doce da fidelidade. Hoje, especialmente, venho falar de grandes amigos. Os amigos mais verdadeiros que conhecemos sobre a terra, eles desconhecem dinheiro, fama, poder.

Eles simplesmente amam incondicionalmente, ficam ao nosso lado em qualquer situação. A única coisa que eles esperam é um afago, um carinho. Creio que o leitor já identificou, pelas características acima, de quem estou falando: os cães.

Isso mesmo, os nossos queridos amigos de todas as horas. Os cães possuem o segredo da verdadeira amizade, eles dispõem de uma capacidade superior à humana, a capacidade de amar incondicionalmente, de permanecer inabalável em seu afeto.

George G. Vest, ex-senador americano escreveu um tributo aos cães, recortei um trecho que diz: ?? O mais altruísta dos amigos que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona e nunca mostra ingratidão ou deslealdade é o cão?.

Muitas histórias narram eventos onde os cães salvaram seus donos da morte, salvaram-se uns aos outros. Ainda ontem vi uma reportagem onde um cão salva seu filhote do afogamento, simplesmente uma imagem tocante! Esses anjos de quatro patas merecem todo o nosso respeito, toda a nossa admiração. Temos muito que aprender com eles, muito mesmo!

Quem de nós recebe com tanto fervor nossos familiares quando eles retornam a casa, depois de um longo dia de trabalho? Quem?

Se eu pudesse definir o conceito de felicidade, eu diria que a felicidade é o lugar onde o amor nasce e desaprende a morrer. Esse tipo de amor mora nos cães.

Se abríssemos espaço teríamos inúmeros e comoventes relatos de experiências entre cães e seus donos, histórias dignas de cinema!

Por isso, fico devastada (acredito que essa é a palavra que melhor define meu estado) quando presencio cenas de maus tratos aos cães, e a outros animais indefesos. Não sei, ou melhor, não posso dizer o que penso a respeito desses covardes que maltratam seus cães, que os abandonam. Irão pagar muito caro os saldos dessa crueldade. Acredito que uma pessoa que tem a coragem de espancar um animalzinho até a morte, deve ser punida com severidade, contudo, o mal que se faz jamais será apagado.

Atitudes como essa levantam uma questão: quem são os verdadeiros bichos?

Vale lembrar a esses desalmados que maltratam animais que existe lei contra esse tipo de crime:?Artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98, diz o seguinte: ?É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos?. Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa?

As pessoas devem ser conscientes que o cachorro não é um objeto de decoração no jardim, eles sentem medo, sentem saudade. Eles precisam de atenção e de cuidados, por isso, quem não puder cuidar e dar a devida atenção, não deve ter cachorros. Cachorro é coisa séria, é preciso pensar muito bem antes de adquiri-los.

Felizmente, hoje existem muitas pessoas e organizações que se mobilizam para proteger e assistir animais desamparados e maltratados pelos seus donos.

Lembre-se que o amor de um cão é uma experiência única, por isso, cuide bem do seu cão, pois ele está o tempo todo cuidando de amar você!

Cassiane Schmidt

Edição 1379

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.