A necessidade de uma reforma política no Brasil - Jornal Cruzeiro do Vale

A necessidade de uma reforma política no Brasil

23/08/2013 03:10

Thiago Burckhart

Estudante de Direito

 

As manifestações ocorridas em junho de 2013 em todos os cantos do país demonstram a insatisfação social perante as representações políticas em todos os níveis (municipal, estadual e federal). O grande sentimento de revolta que pairou a subjetividade brasileira teve por estopim a crise de legitimidade institucional, além do sentimento de repúdio às desigualdades sociais e econômicas que ocorrem no país hodiernamente.

Nesse sentido, a discussão acerca de uma reforma política está cada vez mais presente no discurso dos brasileiros. Sabe-se que a política estatal tornou-se um negócio. Um negócio que cada vez mais corresponde aos interesses da grande elite econômica deste país, de modo que os candidatos que conseguem maior financiamento para suas respectivas campanhas possuem uma probabilidade maior de ser eleito. Assim, as campanhas operam diante da lógica mercantil, onde só podem aqueles que detêm o capital.

 Isso tudo gera a decadência dos partidos políticos e de suas ideologias. Em tese, um partido político deve sustentar e caminhar em suas ações cotidianas em prol de certa ideologia, de um certo posicionamento de determinados assuntos. Entretanto, é cada vez mais difícil encontrarmos partidos políticos hoje em dia que seguem à risca essa premissa, tornando a política estatal oportunista, ou seja, sem um fim em si mesma, sem um horizonte, sem uma perspectiva de mudança.

O mais novo ministro do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou na semana passada durante a Sessão do tribunal que ?sem reforma política, tudo continuará como sempre foi?. Essa frase de impacto representa uma vontade de mudança da estrutura política atual. Mas para tanto, deve-se cambiar também a estrutura econômica, social e cultural brasileira. A questão é, com a reforma política se nada mais continuará como foi, como será o futuro? Qual futuro queremos para a política estatal brasileira?

Essa questão deve ser levada à discussão da sociedade, nas escolas, nas universidades, nos locais de trabalho. Pensar como queremos construir uma nova política e qual será o nosso papel para realizar essa proposta. Penso que primeiramente devemos rever profundamente os valores da sociedade brasileira, que se pautam na valorização de práticas muitas vezes corruptas, autoritárias e reprodutoras do sistema político. Precisamos refletir sobre nossa condição para podermos propor uma reforma política, por isso a politização de cada indivíduo é de essencial importância para a reforma política.

 

Edição 1517

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.