Lista telefônica

Artigos - Jornal Cruzeiro do Vale

6 dicas para uma liderança extraordinária

15/12/2017 09:23
Por Eduardo Shinyashiki, presidente do Instituto Eduardo Shinyashiki, mestre em neuropsicologia

No fim do ano, todos nós costumamos parar para fazer um “balanço” e tentar entender se cumprimos as nossas metas. Isso, claro, vale para os assuntos pessoais, porém é a nossa trajetória profissional que, geralmente, está no centro das atenções. Para aqueles que ocupam cargos de liderança, então, reviver os passos do último ciclo é fundamental.
Será que você foi um bom líder? Para responder a essa pergunta, é importante entender que liderança é um tema bastante complexo. Tornar-se gestor é o sonho de muitos profissionais, mas, depois de alcançá-lo, é preciso evoluir diariamente para mantê-lo. É preciso entender que liderar é uma competência que pode ser adquirida, aprendida, desenvolvida e treinada.

A seguir, listo seis passos fundamentais que devem ser seguidos pelos líderes. Veja se foi possível cumpri-los em 2017 e inspire-se para tonar 2018 um ano repleto de realizações:

Saber liderar a si mesmo: significa fortalecer as competências pessoais para manter o foco e para que as interferências não desviem do resultado e da realidade desejada;

Ter atenção ao capital humano: reconhecer as experiências e competências das pessoas da equipe é fundamental para a concretização de resultados. A valorização de um ideal, um sonho, a capacidade de estimular nas pessoas entusiasmo, criatividade, dedicação, o sentimento de pertencer a algo, enfim, os valores chamados intangíveis, que não se medem em números ou com calculadoras, são considerados essenciais na construção e na manutenção de equipes sólidas e bem sucedidas;

Inspirar a equipe: isso acontece quando se consegue partilhar com os colaboradores uma identidade comum que direciona atitudes e catalisa energias. O líder indica a direção e verifica a rota, transmite a missão e o significado da tarefa e das ações, orientando e, consequentemente, harmonizando os objetivos e metas individuais com a coletiva;

Fazer acontecer: o foco do líder é manter vivas nos colaboradores as extraordinárias forças criativas, inovadoras e sinérgicas capazes de fazer planos saírem do papel. É por meio de atitudes e palavras motivadoras que ele consegue manter a equipe focada nos objetivos, criando um equilíbrio que contribui para ultrapassar os limites individuais e, juntos, alcançar resultados;

Estar aberto a aprender: o líder também precisa estar atento e aberto ao novo, às mudanças e sempre disposto a aprender. Isso permite se reinventar, inovar e criar as estratégias adequadas para alcançar as metas;

Alcançar a maestria na comunicação: a comunicação é uma habilidade fundamental para alguém que lidera pessoas com a finalidade de uma maior compreensão, entendimento e alinhamento com os colaboradores. Por meio de uma comunicação eficaz, o líder fortalece nas relações interpessoais e no seu time um contexto de cooperação e integração. Aprimorar e potencializar a comunicação verbal e não verbal permite compreender, reconhecer e acompanhar os critérios pelos quais o ser humano pensa, age e decide.

 
Edição 1831

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.
 

Artigos

É a partir do trabalho que as famílias tiram sustento, realizam sonhos e conseguem planejar um futuro melhor.

Esta sendo realizado em Blumenau neste fim de semana, na Vila Germânica, a 54a Convenção Distrital do Lions do Distrito LD5.

A data de amanhã, dia 1° assinala a passagem do quarto aniversário da morte do Dr. Helio Barbosa Fontes, um dos primeiros advogados nascido em Gaspar. 

A imprudência no trânsito mata cerca de 45 mil pessoas por ano no Brasil e deixa aproximadamente 600 mil com sequelas permanentes, conforme aponta o Ministério da Saúde.

A rapidez com a qual os eventos se sucedem no mundo dos negócios pressupõe a agilidade a informatização das empresas em geral.

Por que estamos nesse marasmo econômico e social tão grande, se temos uma estrutura natural sócio cientifica muito bem montada que nos permite viver e conviver, de alguma forma, com inúmeras situações adversas e até enfrentá-las com alguma segurança?

03/03/2017

Luz nas ruas

É uma realidade que ruas iluminadas trazem mais conforto e segurança para a população passear pela cidade durante a noite.

Em novembro, o Senado aprovou o PLS 405/16, um projeto de lei que visa reabrir o prazo para adesão ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária de Bens e Direitos Não Declarados (RERCT) instituído pela Lei 13.254/2016. 

Incentivadores da leitura chamam a minha atenção. Muito. Tenho uma enorme admiração por quem se dedica a proporcionar leitura a quem não tinha acesso a ela, das mais diversas maneiras. 

A operação Lava-Jato continua fazendo um estrago fenomenal, benéfico e minucioso no coração dos descaminhos da corrupção no Brasil.