Lista telefônica

Artigos - Jornal Cruzeiro do Vale

Empreendedorismo: a chave do desenvolvimento!

20/10/2017 09:43
Por Cícero Maia, professor e administrador

Tudo indica que a Economia brasileira começa a se movimentar com mais fluidez e dinamismo depois de um período de forte contração, uma vez que os consumidores haviam passado um grande período selecionando muito intensamente os seus consumos e gastos pessoais.

Empreender significa, de forma muito simples, a capacidade de alguém levar ao mercado uma habilidade laborativa particular capaz de ampliar o bem-estar de seus próximos para que esses possam vir a se sentir bem e estar melhor na vida.

Empreender é algo que exige cuidado, posto que, nem tudo que vislumbramos pode ser aceito pelo mercado. Há que se levar em conta a força de um regionalismo, hábitos dos consumidores, cultura de consumo, clima, legislações, capacidade econômico-financeira dos potenciais clientes, dentre outras considerações. Sem esses reconhecimentos básicos o empreendimento pode não corresponder às expectativas do empreendedor e o sonho virar um formidável pesadelo.

Há cuidados elementares que deve ser levado em consideração especialmente no que tange à utilização de recursos financeiros. Um fator que deve ser levado em atenção é a verdade de que sempre se paga algum preço por atitudes que venham a ser tomadas. Dentro desse contexto, por maior que sejam as suas reservas financeiras, para o negócio, utilize o dinheiro do mercado de capitais e evite a sua descapitalização pessoal. Isto porque, se tudo der errado, o empreendedor ainda tem a sua salvação na sua economia pessoal.

A redução das Taxas de Juros tem vindo a animar o mercado produtivo no sentido de que os investimentos ficam mais baratos e por isso viáveis, bancos tem vindo a expandir as suas linhas de crédito para ampliar a capacidade produtiva do país.

Outro fator importantíssimo no universo dos negócios é a relação empreendedor-cliente. O comprador é a alma da vida de uma organização seja ela de que dimensão for. O que mais encanta em um freguês é a honestidade dos preços dos produtos que lhes chegam às mãos. Para tanto o empreendedor deve ter em atenção com clareza solar é a de que o lucro é a única variável que ele pode mexer a seu favor, posto que há custos fixos e variáveis que devem ser levados em consideração. Portanto, uma composição de preços bem afinada com o mercado pode atrair ou afastar clientes.

Tomadas essas ponderações dentre outras você está capacitado para andar pelo mundo da iniciativa privada. Sucesso!

 
Edição 1823
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.
 

Artigos

Incentivadores da leitura chamam a minha atenção. Muito. Tenho uma enorme admiração por quem se dedica a proporcionar leitura a quem não tinha acesso a ela, das mais diversas maneiras. 

A operação Lava-Jato continua fazendo um estrago fenomenal, benéfico e minucioso no coração dos descaminhos da corrupção no Brasil.

Um dos países com a maior riqueza em biodiversidade do mundo, o Brasil abriga, ao lado de outras 16 nações, 70% das espécies existentes.

A classe política brasileira passa a certeza que o objetivo que a move é o puro interesse político-eleitoral sem importar-se com o país em si. Os políticos sempre em busca de cargos e de poder, dedicam tempo em conchavos, negociações e arranjos. Puro oportunismo.

Como acontece em todo o Brasil, também aqui a população gasparense acompanha com o mais vivo interesse o desenvolvimento da operação Lava Jato, por cujo sucesso todos torcem.

Prosseguem em ritmo acelerado as obras de construção do novo prédio do Fórum de Gaspar, iniciada em janeiro de 2014, pela empresa CRC Engenharia, de Joinville, vencedora da concorrência.

Pele bronzeada é sinônimo de pele queimada pelo sol, ou seja, danificada pela exposição solar e suscetível a envelhecimento precoce, manchas e, até mesmo, câncer.

Perdi um mestre, um mecenas, um protetor e um amigo entranhável. Coisas importantes vão ser ditas e escritas sobre o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, falecido hoje, dia 14 de dezembro.

As crises geram oportunidades, todas elas. Por exemplo, um relacionamento em crise pode fazer o casal sair da zona de conforto e avaliar se o relacionamento vale a pena ou se existem opções melhores. 

Entre um juiz culto e parcial e outro juiz, de poucas luzes porém imparcial, melhor será para o povo o juiz imparcial, ainda que portador de limitados conhecimentos.