Lista telefônica

Artigos - Jornal Cruzeiro do Vale

Empreendedorismo: a chave do desenvolvimento!

20/10/2017 09:43
Por Cícero Maia, professor e administrador

Tudo indica que a Economia brasileira começa a se movimentar com mais fluidez e dinamismo depois de um período de forte contração, uma vez que os consumidores haviam passado um grande período selecionando muito intensamente os seus consumos e gastos pessoais.

Empreender significa, de forma muito simples, a capacidade de alguém levar ao mercado uma habilidade laborativa particular capaz de ampliar o bem-estar de seus próximos para que esses possam vir a se sentir bem e estar melhor na vida.

Empreender é algo que exige cuidado, posto que, nem tudo que vislumbramos pode ser aceito pelo mercado. Há que se levar em conta a força de um regionalismo, hábitos dos consumidores, cultura de consumo, clima, legislações, capacidade econômico-financeira dos potenciais clientes, dentre outras considerações. Sem esses reconhecimentos básicos o empreendimento pode não corresponder às expectativas do empreendedor e o sonho virar um formidável pesadelo.

Há cuidados elementares que deve ser levado em consideração especialmente no que tange à utilização de recursos financeiros. Um fator que deve ser levado em atenção é a verdade de que sempre se paga algum preço por atitudes que venham a ser tomadas. Dentro desse contexto, por maior que sejam as suas reservas financeiras, para o negócio, utilize o dinheiro do mercado de capitais e evite a sua descapitalização pessoal. Isto porque, se tudo der errado, o empreendedor ainda tem a sua salvação na sua economia pessoal.

A redução das Taxas de Juros tem vindo a animar o mercado produtivo no sentido de que os investimentos ficam mais baratos e por isso viáveis, bancos tem vindo a expandir as suas linhas de crédito para ampliar a capacidade produtiva do país.

Outro fator importantíssimo no universo dos negócios é a relação empreendedor-cliente. O comprador é a alma da vida de uma organização seja ela de que dimensão for. O que mais encanta em um freguês é a honestidade dos preços dos produtos que lhes chegam às mãos. Para tanto o empreendedor deve ter em atenção com clareza solar é a de que o lucro é a única variável que ele pode mexer a seu favor, posto que há custos fixos e variáveis que devem ser levados em consideração. Portanto, uma composição de preços bem afinada com o mercado pode atrair ou afastar clientes.

Tomadas essas ponderações dentre outras você está capacitado para andar pelo mundo da iniciativa privada. Sucesso!

 
Edição 1823
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.
 

Artigos

Dia 25, terça-feira próxima, marca a passagem dos 28 anos da morte da querida e saudosa irmã Miriam Konig.

É a partir do trabalho que as famílias tiram sustento, realizam sonhos e conseguem planejar um futuro melhor.

Esta sendo realizado em Blumenau neste fim de semana, na Vila Germânica, a 54a Convenção Distrital do Lions do Distrito LD5.

A data de amanhã, dia 1° assinala a passagem do quarto aniversário da morte do Dr. Helio Barbosa Fontes, um dos primeiros advogados nascido em Gaspar. 

A imprudência no trânsito mata cerca de 45 mil pessoas por ano no Brasil e deixa aproximadamente 600 mil com sequelas permanentes, conforme aponta o Ministério da Saúde.

A rapidez com a qual os eventos se sucedem no mundo dos negócios pressupõe a agilidade a informatização das empresas em geral.

Por que estamos nesse marasmo econômico e social tão grande, se temos uma estrutura natural sócio cientifica muito bem montada que nos permite viver e conviver, de alguma forma, com inúmeras situações adversas e até enfrentá-las com alguma segurança?

03/03/2017

Luz nas ruas

É uma realidade que ruas iluminadas trazem mais conforto e segurança para a população passear pela cidade durante a noite.

Em novembro, o Senado aprovou o PLS 405/16, um projeto de lei que visa reabrir o prazo para adesão ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária de Bens e Direitos Não Declarados (RERCT) instituído pela Lei 13.254/2016.