Seterb recorre da decisão que suspende uso de radares - Jornal Cruzeiro do Vale

Seterb recorre da decisão que suspende uso de radares

29/04/2015

AmazeO Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) irá recorrer da decisão judicial de caráter liminar que suspende o uso dos radares no município. Segundo o presidente do Seterb, Erivaldo Caetano Junior (Vadinho), os dois equipamentos medidores de velocidade (radares) contratados via licitação estão dentro das especificações do edital. O edital solicitava radares estáticos e os equipamentos entregues pela empresa vencedora cumprem a referência, não ferindo nenhum dispositivo do edital.

 

As duas empresas participantes da concorrência ofereceram o modelo LTI 20/20 TruCam, conforme previsto no edital de licitação. Este modelo é considerado estático e também portátil pela portaria nº 348/2009 do Inmetro. Atestado técnico do Detran, baseado em resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), igualmente aponta o modelo de equipamento em questão como estático e portátil. Diante disso, o Seterb irá recorrer da decisão liminar baseado em portarias e laudos de entidades autoridades no assunto.

Redução de acidentes

Dados estatísticos do Seterb apontam redução do número de acidentes, bem como do número de pessoas feridas com a implantação total da fiscalização eletrônica (lombadas eletrônicas e radares) no perímetro urbano da cidade. Entre janeiro e março de 2014, quando não havia fiscalização, ocorreram 410 acidentes com vítimas no município. Já entre janeiro e março de 2015 esse número diminuiu para 356 acidentes, redução de 13%. Se a contabilidade levar em conta o número de pessoas feridas, a redução é ainda maior. Entre janeiro e março de 2014, 500 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito, enquanto entre janeiro e março de 2015, este número foi de 420, uma redução de 16% no número de feridos. "É natural que com a fiscalização, os motoristas cuidem cada vez mais da velocidade que andam e este número continue a cair",  analisa o presidente do Seterb, para quem os números apontam que a fiscalização eletrônica contribui para um trânsito mais humano em Blumenau. 

Edição 1683
 

Comentários

alex luis mengarda
18/05/2015 08:11
Amigos da fiscalização, em vez de vocês estarem dentro dos carro no ar condicionado e deixar o cavalete fazer o papel de vocês na hora de fiscalizar, vão até na rotola da PAROLLE, e tentam organizar o fluxo de veículos que fazem um escarcéu no horario das 16:30 para frente, Gaspar não anda, se arrasta, e por causa do mau transito, ou pela má engenharia de transito que tem na cidade.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.