Quarteto Brasileiro de Violões excursiona pela Europa - Jornal Cruzeiro do Vale

Quarteto Brasileiro de Violões excursiona pela Europa

25/05/2015

Os ares blumenauenses estão fazendo bem ao violonista Tadeu do Amaral. Nascido em São Paulo, o músico desenvolve trabalhos na cidade e em outros municípios catarinenses e no sudeste do Brasil. Ele formou um quarteto que agora fará uma turnê europeia por dois países. A primeira parada do grupo é a Áustria e depois a Eslovênia.

A turnê do Quarteto Brasileiro de Violões inclui uma estreia na prestigiada Wiener Konzerthaus de Viena e apresentará obras de compositores brasileiros e espanhois, incluindo Heitor Villa-Lobos que integram o CD vencedor do Grammy Latino de 2011. "Um profissional de alto nível morando em Blumenau, por si, já é notável. Concertos nas câmaras mais respeitadas do Velho Mundo então! Grande feito!", comenta o diretor de Cultura da Fundação Cultural, Carlos Schrubbe. "O Quarteto de Violões de Blumenau, a vertente local que ele dirige, ensaia na FCB desde fevereiro pelo Edital de Ocupação lançado pela casa este ano."

 

O quarteto blumenauense é formado por William Pofahl, Daniel Mueller, Mailon Bugmann e Hugo Henrique Grah. "Eles pretendem ser o principal grupo de câmera de violão catarinense. E a Fundação Cultural de Blumenau apoia esse projeto e tem muito carinho de ter eles aqui", salienta Schrubbe.

Formação de instrumentistas


Após transferir residência para Blumenau em 1989, Tadeu promoveu atividades ligadas ao violão, todas direcionadas para a divulgação do instrumento e, sobretudo, para a formação do instrumentista. Nesse período trabalhou também junto à Fundação Universidade Regional de Blumenau e apresentou projetos de repertório, entre eles as obras completas de Bach para alaúde e do compositor polonês Alexandre Tansman.

Como professor, sempre incentivou a prática de música de câmara entre seus alunos, iniciando desde então uma atividade que permanece até os dias de hoje: a de arranjador. Atualmente, além de integrante/fundador, é o principal arranjador do Quarteto Brasileiro de Violões.

Fonte: Site Prefeitura de Blumenau

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.