Mudança de parada de ônibus causa reclamações - Jornal Cruzeiro do Vale

Mudança de parada de ônibus causa reclamações

22/01/2015

dsc0389GG.jpgA mudança de dois pontos de ônibus em Blumenau tem provocado reclamações de usuários do transporte intermunicipal entre a cidade vizinha e Gaspar. Desde a segunda-feira, dia 19, as paradas ao lado do Shopping Neumarkt e em frente à Padaria Saxônia, na rua Sete de Setembro, foram extintas e substituídas por uma única parada, em frente ao Colégio Sagrada Família, distante cerca de 500 metros da antiga parada ao lado do centro de compras.

A Viação Verde Vale informou apenas que a decisão partiu do Seterb, órgão responsável pelo trânsito de Blumenau, que começou na segunda-feira e que a empresa ainda não tinha recebido reclamações de usuários. O diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite, explica que a mudança foi discutida após a implantação da bilhetagem eletrônica da Verde Vale. ?Como o sistema não está completo ainda, há uma demora muito grande para o embarque. No pior cenário, nossos fiscais constataram que o ônibus chegou a ficar sete minutos parado para a entrada de 17 passageiros. Com isso, o nosso corredor de ônibus fica trancado. Alguns motoristas nossos chegaram a tentar desviar por fora do corredor, o que causa risco de acidentes. É um tempo de espera muito superior, que atrapalha a circulação dos nossos ônibus?, argumenta.

 

Possibilidades

Lairto explica que foram feitas reuniões com as empresas de transporte coletivo que fazem linhas intermunicipais e a solução de mudar a parada para o ponto do Sagrada Família, que ainda não é encarada como definitiva, foi apontada pela própria empresa. ?As empresas Volkmann e Rainha ainda não implantaram (a bilhetagem eletrônica), mas, quando isso ocorrer, elas se comprometeram a ou construir uma estação de pré-embarque como a que existe em nossos corredores, para agilizar a entrada dos passageiros, ou a adotar uma mudança de ponto semelhante ao que ocorreu agora com a Verde Vale?, revela.

A possibilidade de utilizar a mesma estação de pré-embarque do Consórcio Siga em Blumenau é vista com extrema dificuldade, já que os itinerários e os valores do intermunicipal são diferentes do transporte coletivo de Blumenau, que possui tarifa única. Com isso, a tendência é de que os usuários que precisarem vir para Gaspar usando o transporte intermunicipal devam continuar tendo como principal ponto no Centro de Blumenau a parada próxima à rua Floriano Peixoto.

 

 

Edição 1655

Comentários

Marcos Vinicius Labes
23/01/2015 21:57
Mais uma novidade hoje 23/01, ocorreu uma leve alteração no ponto do Hospital Santa Catarina, agora o ônibus da Verde Vale para antes, quem não sabia da novidade perdeu o ônibus...
Porém tinha um colaborador do Siga para "auxiliar" as pessoas a entrarem no ônibus e mandar o veículo embora, sendo que ficaram 3 pessoas entre a roleta e a porta até o próximo ponto (acesso rua das Palmeiras) onde o motorista fez a cobrança das passagens e as pessoas puderam se acomodar no ônibus.
Lembrando que o motorista não consegue visualizar uma pessoa descendo pela porta de trás (entre a roleta e a porta) pois não existe nem sequer um espelho na porta de trás.
Seria interessante uma equipe do Jornal fazer o trajeto de Blumenau para Gaspar (na parte da tarde) para acompanhar como estão tratando os passageiros. A situação ficou complicada para todos que necessitam utilizar o transporte (passageiros devido aos atrasos, motorista sobre carregado (dirigir o veículo, cobrar passagem e acompanhar o desembarque)). Se forem fazer o trajeto, convide alguém do Seterb ou um vereador, pois estes estão omissos em seus escritórios.
Rafael Soares
23/01/2015 13:12
O ponto do Sagrada Família não possui nenhuma cobertura! Se chover, quem está no ponto irá se molhar.
Ótima escolha do Seterb!
Marcelo Silva
22/01/2015 17:12
Sr. Gilberto Hoffman, com todo o respeito, mas o problema é justamente o destacado pelo sr, ir a Blumenau gastar seu dinheiro para gerar impostos. Pergunto: por que não gastar este dinheiro em Ilhota e gerar imposto em Ilhota? Sou contrário ao modo arbitrário como a mudança ocorreu, onde o pensamento foi único e exclusivo na solução boa para o seterb, mas e a responsabilidade da Verde Vale nessa histório, onde fica? Sendo que a mudança do processo que está provocando os atrasos ( de outras linhas inclusive ) foi feita por ela. Enfim, concordo com a sra. Rosemeri Silva, mas penso que com esta dificuldade imposta pelo seterb a Verde Vale fará alguma melhoria no seu novo processo de bilhetagem.
Gilberto Hoffmann
22/01/2015 12:52
Parabéns ao Sr Lairto Leite por fazer a mudança e não fixar nenhuma informação no antiga parada próxima ao shopping. Terça feira vim a Blumenau com minha esposa e filha de ônibus (que demorou uma eternidade pra chegar em bnu por conta das catracas) gastar meu suado dinheirinho para gerar impostos para pagar o salario de muitos semi-analfabetos que estão em cargos de confiança e quase perco o ônibus das 22:05. Se tivesse perdido o ônibus para Ilhota iria pagar o táxi até em casa, pediria a nota de serviço e entraria com um processo no tribunal de pequenas causas de danos morais e o valor da corrida do seterb.
Maicon Stiehler
22/01/2015 11:33
Com o preço da tarifa mais essa agora fica difícil de usar o transporte publico !!
Rosemeri Silva
22/01/2015 09:45
Como usuária dos ônibus intermunicipais, é visível a demora do embarque depois da implantação da catraca eletrônica. Demora na cobrança ao entrar e na saída dos passageiros já que para liberar a catraca no desembarque é necessário inserir o cartão entregue pelo motorista. Lógico, que toda mudança gera um pouco de desconforto no início, mas acredito que com o uso as pessoas e até mesmo o motorista, já que alguns não tem muita habilidade em fazer a cobrança, o processo será normalizado. Minha reclamação seria essa dificuldade imposta pelo Seterb de Blumenau, se a ideia é usar mais o transporte público e deixar o carro na garagem porque não facilitar a vida dos usuários então? Vamos imaginar pela nossa realidade de hoje, sair do shopping num calor de 40° e ter que andar pelo menos 500mt para pegar o ônibus. Essa pessoa com toda certeza, se puder optar, irá usar o carro próprio e não o transportes público.
Ao invés de progredir, estamos regredindo cada vez mais.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.