Homem que morreu no Macuco é sepultado no Cemitério de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Homem que morreu no Macuco é sepultado no Cemitério de Gaspar

12/07/2013

Depois de um velório marcado pela dor e tristeza de familiares e amigos, Clodoaldo Berkembrock, 39 anos, foi sepultado no Cemitério de Gaspar, às 15h deste sábado, 13. O homem morreu na madrugada desta sexta-feira, 12, após levar um tiro acidental do sogro, no bairro Macuco.

-----------------------------------------

?Sogro, me matasse?. Essa pequena frase é composta pelas últimas palavras de Clodoaldo Berkembrock, que foi atingido por um tiro acidental disparado por Mário Zancanela na madrugada desta sexta-feira, dia 12. O acidente aconteceu por volta das 2h, em uma mata fechada no bairro Macuco.

Clodoaldo, mais conhecido como Neno, não iria trabalhar na sexta-feira. Então, segundo Ambrozina Zancanela, esposa de Mário, sogro e genro reservaram a madrugada daquele dia para entrar na mata à procura de ladrões de palmito. Porém, uma fatalidade impediu que eles concluíssem o que haviam planejado.

Após avançar cerca de 800 metros mata à dentro, Clodoaldo seguia dois metros à frente do sogro e, com um facão, abria a picada na mata para que os dois pudessem passar. Logo atrás, Mário andava carregando uma espingarda engatilhada. Foi então que um cipó tocou o gatilho e fez com que um tiro fosse disparado acidentalmente nas costas do genro.

Ao ver Clodoaldo no chão, Mário tentou ajudar de todas as formas. Como as casas estavam muito longe para pedir ajuda imediatamente, ele tirou o pijama que usava por baixo da roupa e cobriu Neno, com a intenção de mantê-lo quente por mais tempo. Passada cerca de meia hora de agonia, o homem de 39 anos não resistiu e faleceu.

Pedido de ajuda

Juliana Schramm mora próximo ao local do acidente e conta que, por volta das 4h, frases como ?Me socorre... socorro? puderam ser ouvidas de seu quarto. ?Eu conheço o Mário, mas não sabia que era ele quem estava gritando. Não abri a porta de casa por medo, e a voz dele estava irreconhecível. Ele estava muito atordoado?, conta.

Após sair da casa de Juliana, o senhor de 66 anos atravessou a rua Leonardo Pedro Schmitt e parou em frente à casa de Ângela Schramm. A moradora conta que os cachorros começaram a latir muito, então ela acendeu a luz da varanda da casa. ?Foi ai que eu vi o Mário ajoelhado para um motoqueiro que passava na estrada, pedindo ajuda. A pessoa devia estar indo trabalhar e não ajudou por medo?. Ainda segundo ela, Mário estava desesperado e dizia que havia matado o genro. ?Foi ai que meu marido e o meu cunhado acionaram socorro.

Socorro

Antes de sair à procura de ajuda, Mário Zancanela amarrou o cachorro que os acompanhava em uma árvore próximo ao local do acidente, o que facilitou o trabalho daqueles que estavam à procura do corpo.

O morador do bairro Macuco, Paulo Schramm e Evaldo Berkembrock, irmão da vítima, se embrenharam na mata em busca do corpo. Por volta das 6h encontraram Clodoaldo deitado numa picada já sem vida. Ao lado do corpo estava uma espingarda calibre 32, uma mochila e uma lanterna. 


5501021077152994101891677297726nMD.jpgA Polícia Militar e Civil foram acionadas ainda na madrugada. O Instituto Geral de Perícias de Blumenau, Corpo de Bombeiros, Samu  também estiveram no local.

O corpo de Clodoaldo foi encaminhado ao IML de Blumenau. Mário foi encaminhado à delegacia e permanece à disposição da Justiça.

Vítima

Clodoaldo Berkembrock, mais conhecido como Neno, era casado com Adriana Zancanela Berkembrock há quase 17 anos e tinha uma filha, Ariane Zancanela Berkembrock, de 16 anos. Era sócio da Frios Berkembrock e administrava a empresa junto de três irmãos.






dsc0711MD.jpg dsc0712MD.jpg

 

 

 


Edição 1506

Comentários

Elizeu Alaércio da Silva
16/09/2013 13:36
fiquei muito triste quando soube do acontecido pois o neno era muito esforçado, trabalhador, e muito onesto,não tenho palavras para dizer oq sinto pois posso imaginar a dor da familia pois sei que saõ muito unidos que Deus ilumine a todos e de força para seguir em frente.
Luiz Carlos Zancanella
19/07/2013 16:37
Venho fazer uma reflexão sobre o perito em armas senhor Silva, mas não me refiro em armas de fogo e sim no poder da língua, na destruição das palavras. Sabe porque existe inferno? Porque as pessoas julgam as outras e não as amam mesmo sabendo da dor que a família passa vem querendo disser algo imaginário de sua própria faculdades mentais, sem perceber que esta contra a própria lei de Deus: Não julgues para não seres julgado com a mesma força diz o Senhor. Para refletir ninguém esta salvo de tragédias, mas todos estão providos de dons de Deus usa o dom que Deus te deu para levar a paz, o amor, a tolerância, pois o homem inteligente aprende errando, mas o sábio aprende observando os outros, seja sábio você também aprenda a amar mais, pois diante de Deus só recebera o presente da vida eterna aquele que amar o próximo como a si mesmo então peso que você deixe as criticas e aprenda as leis de Deus já ouviu falar em Bíblia? Então leia. Tenho certeza que deixaras de expelir veneno e transformaras a tua vida em benção. Fica com Deus.
cecilia werner
15/07/2013 12:40
Realmente algumas pessoas ainda não conseguem refletir o relato de Josoél . Quantas famílias se destruiram fatalmente por fazer de uma arma um objeto qualquer muitas vezes usando-a para tirar vidas de passaros e animais indefesos.Eu passei por uma situação de sofrimento na família por uma arma de fogo antiga que causou um estrago quase fatal por isso posso acrecentar Arma de fogo não é brinquedo é uma fatalidade só serve pra tirar vidas . muito triste uma situação que niguem devería passar uma familia um lar arrazado por um dia de folga mal planejado.Que o Pai criador ilumíne e de forças .
Alini Zancanella
15/07/2013 11:02
Eu sou filha do Sr. Mario e cunhada do falecido Glodoaldo, venho esclarecer algumas dúvidas e informações equivocadas. A arma não estava engatilhada, pois trata de uma arma bem antiga, simplesmente você puxa ela pra trás e pra frente e ela atira, a arma estava apontada para baixo, quando o cipó engatou na arma que a levantou e disparou, meu cunhado que estava na frente que puxou o cipó sem perceber que estava preso no meu pai, bem na hora que meu pai ia levar a mão pra ver o que estava amarrando sua mão. E digo também que eles estavam atras de ladões de palmito, que a gente avisa mas a policia aparece meia hora depois com sirene ligada espantando os mesmos. Isso aconteceu porque eles não queriam que soubessem os palmitos que seriam usados no meu casamento, mas acabaram se perdendo e parando longe de casa...e ao Sr. Jozuél, se você não sabe a dor que estamos passando fique de boca calada, obrigada
Adilson Luis Schmitt
13/07/2013 17:15
Meus pêsames a toda Família Berkembrock
Neste momento difícil e de muita dor, quero registrar meus sentimentos pelo ocorrido. Quem perde sabe a dor, quem fica procura entender e quem foi pra o lado de DEUS que ilumine e abençoe todos os seus entes queridos.
Conheço esta família, sei da sua luta e realmente estão sofrendo muito esta perda, do filho, irmão, cunhado, tio, marido, pai, amigo.
Que Deus proteja a todos e dê muita luz.Pois somente a fé e esperança irão superar este momento.
Atenciosamente.

Adilson Luis Schmitt e família.
Josi
13/07/2013 15:27
É,infelizmente é uma grande tristeza para toda a família.
Conhecemos toda a família,e não vejo razão para "fulanos" tipo esse tal Jozuel Vicente da Silva..que deve ser infeliz até no nome que tem...então Jozuel...cala essa tua boca,não venha dar lição de manuseio de armas. #desabafei.
Maria Luíza
13/07/2013 09:02
E é muita falta de bom senso alguém deixar um comentário desses para a família ver, provavelmente todos devem estar em choque pelo ACIDENTE e vem um qualquer fazer um comentário desnecessário em uma horas dessas!
Alvaro Spengler
12/07/2013 21:47
Uma grande fatalidade, sem explicações,eu conhecia os dois,que Deus de muita força para a família e em especial para seu Mário e a esposa do Clodoaldo e sua filha.
Cleber Dehon Bceker
12/07/2013 19:07
Minhas condolências as famílias, que Deus os conforte neste momento de tristeza... Não devemos criticar fatos como este e sim nos avaliarmos em situações como esta.
Rose
12/07/2013 18:59
Acredito q não seja o momento de julgar a atitude do senhor pela forma como carregava a arma (apesar da imprudencia). Penso na cabeça deste sogro, desta família...e reflito no que levou estes dois a embrenharem-se mata adentro: bandido, ladrão sem vergonha de palmito!!!!!Vagabundo!!!!Reflexo da impunidade, da impotencia, da falta de segurança!!E sempre os inocentes é quem sofrem...meus sinceros sentimentos a essa familia!
Grazy
12/07/2013 18:42
Fato triste e complicado
Sou moradora de uma área que também tem plantação de palmito, também sofremos com roubo do palmito. Já foi acionado a polícia e o que ouvimos dos polícias é: - se você virem alguém nos avisem.
É revoltante !
Jozuél Vicente da Silva
12/07/2013 17:25
É muito azar, para quem estava na frente, é claro, ter atrás de si, alguém com uma espingarda, 1) carregada, 2) engatilhada, 3) sem o protetor circular de gatilho e 4) "acidentalmente", apontando para as suas costas. Até o mais leigo caçador e afins, sabe que: 1) não se anda com uma arma engatilhada, (isso é de uma irresponsabilidade sem fim), 2) e não se transporta uma arma de modo a estar apontando para alguém ou alguma coisa. Mais um acidente, e fatal, por manusear um produto perigoso sem a mínima noção de segurança.
eduardo zimmermann
12/07/2013 13:22
Meus pesames a toda a familia, que tristeza. Que Deus esteja junto de vcs nesse momento de tristeza.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.