Handebol: Escola faz trabalho de referência há uma década - Jornal Cruzeiro do Vale

Handebol: Escola faz trabalho de referência há uma década

08/10/2014

escolhidaabre2MD.jpg

Por Thiago Moraes

Há 10 anos, o Colégio Madre Francisca Lampel vem realizando um trabalho de base na modalidade de Handebol. Com 40 alunos na faixa etária entre 11 a 14 anos, na categoria mirim e infantil, os estudantes têm se engajado nas aulas e competições que o educandário participa. A professora de Educação Física, Maria Bernadete de Souza, desde 2008 no colégio, é a responsável pelo ensino da modalidade. ?A procura para praticar handebol tem sido crescente entre os alunos. A sondagem para escolher quem deseja se aprofundar neste esporte é feita durante as aulas de Educação Física?, comenta a docente.

De acordo Maria Bernadete, os treinos acontecem uma vez por semana, com duração de 90 minutos. ?Neste ano, o time infantil feminino da escola representou Gaspar no Colégio Madre Francisca Lampel na fase microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina, Jesc. ?Disputamos a partida final contra Blumenau, e o jogo foi muito disputado. Perdemos por uma diferença de 1 gol apenas?, conta. Segundo a professora, com a participação contínua do colégio em campeonatos, o time feminino está ganhando experiências na prática do handebol.  

Aspectos físicos

Maria Bernadete salienta, que além de melhorar a autoestima, o handebol trabalha a parte motora de quem pratica a modalidade e o relacionamento social na comunidade escolar. ?Temos também como objetivo as partes técnicas do esporte que são lapidadas durante os treinos. Em 2015, o time feminino entrará nos Jesc mais forte ainda?, acredita. Maria Bernadete, porém, lamenta a pouca disseminação do handebol em Gaspar em outros educandários, o que resulta em uma mínima participação do município nas competições promovidas durante o ano letivo. ?Por diversas vezes acabei inscrevendo nossas categorias em campeonatos de handebol e os atletas acabaram sem poder competir devido à insuficiência de escolas participantes?, frustra-se.

Para a professora, Gaspar possui muitos talentos esportivos, no entanto, o nome do município fica em segundo plano com a transferência de atletas que se sobressaem em suas modalidades.?Tenho percebido avanços. Mas precisamos unir os esforços para progredirmos ainda mais na atuação do professor com a sua valiosa ferramenta de trabalho, isto é, o aluno?, observa.  

Colégio já revela talentos

escolhidaretrancaMD.jpgO Colégio Madre Francisca Lampel já tem revelado seus talentos no handebol. Maria Bernadete de Souza destaca as alunas Joana de Córdova, do 6º ano, e Marina Maiara da Silva, do 8º. ?A dedicação das duas nos treinos é total. A Marina, inclusive, já recebeu convite para ir treinar em Blumenau, mas recusou?, informa a professora.   

Com 13 anos, Marina conta que é apaixonada pelo handebol, e que deseja continuar praticando o esporte, dando sequência em sua participação nos torneios que o colégio disputa. ?Aprendo muito nos treinos e tenho aperfeiçoado meus fundamentos técnicos que a modalidade exige, como a impulsão nos chutes a gol?, comenta a estudante de 13 anos. ?O jogo é muito intenso, e obriga a estarmos sempre bem preparadas fisicamente?, complementa a colega Joana, de 11 anos. 

 
Edição 1629
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.