Fisioterapia: Espera por ortopedista prejudica pacientes - Jornal Cruzeiro do Vale

Fisioterapia: Espera por ortopedista prejudica pacientes

28/10/2014

Desde janeiro de 2012, Odete Fantoni, 50 anos, vem sofrendo com sérios problemas de locomoção. Há algum tempo, ela descobriu que estava com bursite em um dos lados do quadril, calcificação nos tendões dos dois lados do quadril e problemas na coluna. Ela procurou tratamento na rede municipal de saúde e, em maio deste ano, o médico-ortopedista do posto de saúde lhe deu uma requisição garantindo 30 sessões de fisioterapia, serviço que também é oferecido pelo município gratuitamente.

Porém, na última semana, Odete completou as 30 sessões e, até o momento, não conseguiu uma nova consulta com o ortopedista para que ele dê a ela uma nova requisição para mais sessões. ?Este é um serviço realizado por um profissional excelente, que vem me ajudando bastante. Infelizmente, não sou a única a passar por esta situação?, ressalta.

Ainda segundo Odete, a demora em conseguir uma consulta com um ortopedista, o profissional responsável por dar a requisição para as sessões de fisioterapia, pode acabar prejudicando o tratamento dos pacientes. ?É difícil arcar com as despesas das sessões de fisioterapia em clínicas, que não são baratas. Por isso as ofertadas pelo município são tão importantes para todos nós?, destaca. De acordo com a secretária de Saúde, Márcia Cansian, a rede municipal de saúde conta com apenas um ortopedista, o que acaba dificultando o agendamento de consultas, já que a demanda de pacientes é grande.

A Secretaria de Saúde abriu processo seletivo para a contratação do profissional, porém as vagas não foram preenchidas. Apesar disso, Márcia afirma que, em alguns casos, o próprio clínico-geral da unidade de saúde pode fazer a avaliação do paciente e dar a requisição para as sessões de fisioterapia. ?Além disso, os fisioterapeutas fazem um relatório do paciente, afirmando ou não se ele precisa continuar fazendo as sessões?, explica. Nestes casos, a secretária orienta os pacientes a entrarem em contato com a unidade de saúde para que a própria equipe encontre uma alternativa aos pacientes.


Edição 1635
 

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