Blumenau recebe primeiro banco de sangue animal do Estado - Jornal Cruzeiro do Vale

Blumenau recebe primeiro banco de sangue animal do Estado

20/05/2015

O primeiro banco de sangue animal de Santa Catarina fica em Blumenau. A iniciativa inovadora começou a funcionar no início deste mês de maio e a expectativa é de atender clínicas voltadas ao atendimento de cães.

O banco de sangue tem como intenção principal poder fornecer material para as clínicas veterinárias da região. Isso porque as bolsas de sangue são necessárias em casos de atropelamentos, traumas e procedimentos cirúrgicos.

Todo o procedimento é fácil e seguro, mas é preciso preencher alguns requisitos. Em entrevista à RICTV Record, a médica veterinária Jaqueline Weler, do Hospital de Clínica Veterinária de Blumenau (HCBV), explica que somente os cães que tenham entre um e oito anos de idade estão aptos para doar sangue.

Além disso, a veterinária também ressalta que é preciso que o cachorro doador pese mais de 25 quilos e que em cães que não tenham o peso necessário não se pode fazer a coleta. O animal também precisa ser vacinado e saudável.

O processo de doação é composto por três etapas. Na primeira delas o cachorro passa por um exame de sangue que verifica a saúde dele. Depois do resultado, a equipe faz um exame físico no cão e, por fim, é feita a coleta do sangue. Segundo Jaqueline, o procedimento não dói e, em cinco minutos, é possível coletar quase meio litro de sangue.

O sangue retirado dos animais é encaminhado para um banco de sangue e fica à disposição dos animais que precisarem. Um cão pode fazer a doação a cada 60 dias e, para garantir um rodízio que possa suprir a demanda, o HCBV está começando a fazer um cadastro dos animais doadores. Mais informações podem ser obtidas diretamente no Hospital de Clínica Veterinária de Blumenau.

Fonte: Jornal de Blumenau
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.