A rotina nas três escolas multisseriadas de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

A rotina nas três escolas multisseriadas de Gaspar

29/03/2015

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Por Ana C. Bernardes


Interação e tratamento individual conforme a necessidade de cada aluno. Esses são alguns dos motivos que fazem com que uma escola multisseriada ? onde uma professora dá aula para turmas diferentes em uma mesma sala ? seja considerada uma boa alternativa às comunidades mais afastadas.

Em Gaspar, esse sistema de ensino ainda é adotado em três escolas: Augusto Schramm, no bairro Macucos, Rodolfo Günther, no Gaspar Alto, e Ana Lira, no Alto Gasparinho. Apesar de ser um sistema mais antigo e adotado em poucas regiões, a garantia é de que ele é capaz de levar aos alunos os mesmos conteúdos ensinados em escolas com o método de ensino comum.

Instalada no bairro Macucos há mais de 70 anos, a escola Augusto Schramm segue oferecendo aos alunos ensino multisseriado. Com uma estrutura pequena, mas adequada, a escola possui apenas 23 alunos divididos entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental - do 1º ao 5º ano. A diretora e professora do educandário, Mayara Regina Emílio, afirma que o método adotado no local não prejudica nenhum aluno, pelo contrário, leva-o a uma educação de qualidade. ?A escola é multisseriada por ter um número baixo de alunos. Então, nem mesmo quando temos alunos do 1º ao 5º ano juntos a sala fica muito cheia. Dessa forma, é possível trabalhar com cada grupo e também de forma individual, dando ainda mais atenção às dificuldades que cada um possui?, explica.

Na escola, apenas os alunos da educação infantil (pré-escolar) estudam em uma sala separada. O restante dos alunos, 1º ao 5º ano, reúnem-se em outra sala.

Conhecimento compartilhado

Neste ano, no período matutino, a turma é formada só por alunos do 2ª e do 5º ano. Já à tarde, há estudantes de todas as turmas. ?Procuramos nos adaptar à comunidade e fazer o possível para não prejudicá-la. Por isso, de manhã temos poucos alunos, já que muitas famílias não conseguiriam trazer os filhos em turnos separados e pediram para agrupá-los?, conta Mayara. As crianças também recebem, uma vez por semana, aulas de Artes, Inglês, Ensino Religioso e Educação Física.

Para conseguir atender a todos e direcionar conteúdos específicos a cada turma, a professora reúne as crianças em grupos e procura atender cada um individualmente. ?Apesar de ser mais trabalhoso para mim como professora, já que é necessário dar ainda mais atenção aos alunos, esse método é muito vantajoso, porque os alunos mais velhos compartilham conhecimentos com os mais novos. Além disso, consigo acompanhar melhor a evolução individual de cada aluno?, afirma.

Por ser menor e contar apenas com alunos da localidade, Mayara destaca que outra grande qualidade das escolas multisseriadas é a participação da comunidade, que está sempre disposta a ajudar a unidade de ensino e lutar pela manutenção dela.

?As escolas multisseriadas são parte da cultura do bairro?

fotopg9retrancacolorGG.jpgAlém da escolinha do Macucos, as escolas Ana Lira e Rodolfo Günther também são multisseriadas. A Augusto Schramm é a que possui menos alunos, com 23. Já o educandário do Gaspar Alto é o que mais tem estudantes, totalizando 65. A escola do Alto Gasparinho conta com 46 alunos.

Segundo a coordenadora do Ciclo de Alfabetização da rede municipal de ensino, Rosemeri Moser Melato, esse modelo de escola deve continuar existindo em Gaspar por um bom tempo, já que as crianças dos bairros mais afastados teriam dificuldades para se deslocar a uma unidade de ensino próxima à região central. ?Às vezes, fica muito difícil esse deslocamento para as famílias. Além disso, essas pequenas escolas são importantes na comunidade porque são referências. É uma parte cultural do bairro que não pode ser perdida?, explica.

Ainda conforme a coordenadora, o método de ensino é muito bom e não prejudica nenhum aluno. Isso pode ser percebido no diagnóstico de conhecimento do aluno que a Secretaria de Educação realiza três vezes ao ano com todas as escolas da cidade. ?Nós acompanhamos de perto e realmente não há diferenças. Os alunos estão no mesmo nível daqueles que estudam em uma escola com ensino comum?, reitera. O método multisseriado, diz Rosemeri, é eficaz devido à organização da equipe escolar e empenho dos estudantes. 

Edição 1673
 

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